Monitoramento Completo de Mídia

De jornais a redes sociais, monitoramos tudo o que importa para você, transformando dados em insights valiosos.

Por que Escolher a Nossa Solução?

Diferenciais que fazem a diferença no seu dia a dia.

Cobertura Abrangente

Monitoramos todos os meios de comunicação para garantir que você tenha acesso a todas as informações relevantes.

Precisão e Confiabilidade

Nossa equipe qualificada assegura que cada dado coletado seja preciso e confiável, oferecendo insights de alta qualidade.

Inovação Constante

Estamos sempre à frente, utilizando as melhores tecnologias para atender às necessidades dinâmicas do mercado.

Últimas notícias



  • INFORME PUBLICITÁRIO

    A cada 12 dias, uma obra da Educação foi concluída em Sergipe, enquanto uma escola era climatizada a cada seis dias, trazendo melhorias significativas à comunidade escolar. Nos últimos dois anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entregou 62 obras voltadas à Educação, reafirmando o compromisso com a modernização e ampliação das escolas estaduais.

    Entre as realizações, destacam-se 23 unidades escolares completamente reformadas, ampliadas e modernizadas, além de 39 quadras e espaços poliesportivos, totalizando um investimento de R$ 137.362.258,93. Além das obras físicas, as escolas receberam novos materiais de laboratório, equipamentos esportivos e mobiliários, reforçando o compromisso com uma Educação que prepara os jovens para o futuro.

    Um exemplo recente é o Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, localizado em Maruim, cuja reestruturação completa foi entregue no dia 13 de dezembro. Com um investimento de R$ 4.562.295,57, dos quais R$ 172.608,98 foram destinados à climatização, a escola agora conta com laboratórios de ciências e informática, novos equipamentos pedagógicos e de lazer, e uma quadra poliesportiva coberta e equipada. Essa iniciativa reflete o compromisso do governo em proporcionar condições ideais para o ensino e aprendizado.

    Além das reformas, o programa ‘Sinta o Clima’ foi outro marco importante, climatizando 160 unidades de ensino em 2024. A meta é que, até dezembro de 2026, todas as 318 escolas estaduais estejam climatizadas, garantindo conforto térmico para estudantes e professores. Estudos indicam que um ambiente climatizado não apenas melhora a concentração, mas também promove um melhor desempenho acadêmico.

    Melhorias reconhecidas

    As melhorias já são percebidas por alunos e profissionais da Educação. Flávia Siqueira, aluna do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, destacou como os novos laboratórios tornaram as aulas mais dinâmicas. “Estudar em uma escola renovada faz toda a diferença. Temos a oportunidade de aprender na prática, e isso torna as aulas mais interessantes”, considerou.

    Carlos Henrique, estudante do Centro de Excelência John Kennedy, também celebrou a reforma e climatização da escola. “O ambiente ficou mais acolhedor e motivador. A climatização das salas é fundamental nos dias mais quentes, e os materiais de laboratório ajudam muito no aprendizado prático”.

    Para Vanessa Santos, merendeira do Colégio Estadual Professora Áurea Melo, em Aracaju, as melhorias impactaram positivamente o bem-estar de toda a comunidade escolar. “A chegada do ar-condicionado tornou o ambiente mais agradável. A modernização do colégio melhorou a rotina de todos nós”, destacou.



  • INFORME PUBLICITÁRIO

    A cada 12 dias, uma obra da Educação foi concluída em Sergipe, enquanto uma escola era climatizada a cada seis dias, trazendo melhorias significativas à comunidade escolar. Nos últimos dois anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entregou 62 obras voltadas à Educação, reafirmando o compromisso com a modernização e ampliação das escolas estaduais.

    Entre as realizações, destacam-se 23 unidades escolares completamente reformadas, ampliadas e modernizadas, além de 39 quadras e espaços poliesportivos, totalizando um investimento de R$ 137.362.258,93. Além das obras físicas, as escolas receberam novos materiais de laboratório, equipamentos esportivos e mobiliários, reforçando o compromisso com uma Educação que prepara os jovens para o futuro.

    Um exemplo recente é o Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, localizado em Maruim, cuja reestruturação completa foi entregue no dia 13 de dezembro. Com um investimento de R$ 4.562.295,57, dos quais R$ 172.608,98 foram destinados à climatização, a escola agora conta com laboratórios de ciências e informática, novos equipamentos pedagógicos e de lazer, e uma quadra poliesportiva coberta e equipada. Essa iniciativa reflete o compromisso do governo em proporcionar condições ideais para o ensino e aprendizado.

    Além das reformas, o programa ‘Sinta o Clima’ foi outro marco importante, climatizando 160 unidades de ensino em 2024. A meta é que, até dezembro de 2026, todas as 318 escolas estaduais estejam climatizadas, garantindo conforto térmico para estudantes e professores. Estudos indicam que um ambiente climatizado não apenas melhora a concentração, mas também promove um melhor desempenho acadêmico.

    Melhorias reconhecidas

    As melhorias já são percebidas por alunos e profissionais da Educação. Flávia Siqueira, aluna do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, destacou como os novos laboratórios tornaram as aulas mais dinâmicas. “Estudar em uma escola renovada faz toda a diferença. Temos a oportunidade de aprender na prática, e isso torna as aulas mais interessantes”, considerou.


  • INFORME PUBLICITÁRIO

    O último mês de 2024 foi marcado pelo início de uma importante obra: o Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, que teve a ordem de serviço autorizada no dia 12 de dezembro. O maior investimento em infraestrutura urbana da capital sergipana desde a construção da Ponte Aracaju-Barra, inaugurada em 2006, vai promover o desenvolvimento socioeconômico em Sergipe, ao passo que contribui para a mobilidade urbana e para potencializar o turismo no estado.

    Com um investimento inicial de R$ 318.268.670,35, o complexo viário faz parte do Programa Sergipano de Desenvolvimento Socioeconômico (Desenvolve Sergipe), e está sob coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi). A obra tem como empresa responsável a Constran Internacional Construções S/A, e previsão de conclusão para o início de 2027.

    O Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves será formado por um viaduto com extensão aproximada de 180 metros, na interseção da Avenida Tancredo Neves com a Avenida Beira Mar, e uma ponte estaiada de 360 metros, interligando a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio. Também foram consideradas ciclovias e a contratação dos serviços complementares de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização. O projeto tem extensão total aproximada de 4,8 km.

    Filipe Costa Pereira, 21, trabalha há 4 anos em uma loja de embalagens no bairro Coroa do Meio. Morador do bairro Jabotiana, o jovem destacou o quanto a obra foi aguardada, já que diariamente ele precisa fazer o percurso entre a Avenida Tancredo Neves e a região das praias da capital. “Como meu horário de trabalho é regular, sempre enfrento o horário de pico no trânsito da cidade e, com essa construção do complexo, vai facilitar bastante, já que hoje tem muito engarrafamento”, contou.

    Para Filipe, o investimento na mobilidade urbana trará benefícios para toda a capital. “Vai ser muito bom não só aqui, para região da Coroa do Meio e Atalaia, mas para Aracaju em geral. Vejo muitos clientes reclamando que, no horário de pico, aqui próximo ao shopping Riomar é bastante congestionado. Agora, esse complexo vem para melhorar”, afirmou.

    Economia e empregos

    Além das melhorias para a mobilidade, o investimento do Governo do Estado no Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves contribui para impulsionar o turismo em Sergipe, já que as praias e orla de Aracaju estão entre os principais atrativos turísticos do estado e concentram a maioria dos restaurantes e hospedagens da capital.

    Segundo o empresário do setor hoteleiro, José Wilson dos Santos, o turismo é sustentado por vários pilares, como eventos e infraestrutura, áreas que têm recebido a devida atenção do Estado para o crescimento de Sergipe. “Vejo esse investimento do Governo do Estado como um pilar muito importante para a infraestrutura do turismo de Sergipe. O governo chegou na hora certa, em que o nosso trânsito já está se tornando caótico e a mobilidade urbana em Aracaju já passa a ser um problema. Vislumbramos que, antes dos dois próximos anos, nós já teremos essa ponte, que vai facilitar bastante o fluxo e embelezar a cidade, já que pelo que vi, será também um projeto de encantamento aos olhos do turista”, declarou Wilson ao ressaltar ainda a beleza do projeto da ponte.

    O volume de investimentos da obra impactará ainda na geração de empregos para Sergipe. A previsão é que 400 empregos diretos e cerca de mil indiretos sejam gerados durante a execução dos serviços. “A mão de obra daqui está sendo bem aproveitada, vai gerar muito emprego para quem está precisando. A empresa que eu trabalho está contratando muita gente exclusivamente para essa obra. Vai ter mão de obra qualificada para vários tipos de profissões”, pontuou o topógrafo Joelson Pereira, que é morador de Rosário do Catete.



  • INFORME PUBLICITÁRIO

    Nos últimos dois anos, Sergipe tem experimentado um cenário econômico positivo impulsionado por uma série de medidas como ajustes fiscais, atração de novos negócios e investimentos na qualificação profissional, iniciativas que têm sido decisivas para que trabalhadores sergipanos ocupem as novas vagas de emprego geradas no estado.  

    O impacto dessas ações também é refletido nos números. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam um crescimento de 26,8% no saldo de empregos entre janeiro e outubro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em outubro, Sergipe alcançou o maior estoque de empregos formais de sua história, com 342.990 trabalhadores ativos.  

    Além disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a taxa de desemprego no estado caiu para 8,4% no terceiro trimestre de 2024, o menor índice já registrado em Sergipe. Esse desempenho positivo consolida o estado como um polo de oportunidades e crescimento econômico na região.

    Um ponto fundamental para os bons números de geração de emprego obtidos por Sergipe é a chegada de novos empreendimentos ao estado, a exemplo da rede atacadista Atakarejo, que deve gerar cerca de seis mil empregos diretos e 12 mil indiretos no estado; a fábrica de cimentos Mizu, com previsão de criação de aproximadamente 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos; o Grupo H. Egídio/Equilex, com expectativa de geração de 300 empregos diretos e 500 indiretos; dentre outros.

    Além de números

    Os números mais recentes da Síntese de Indicadores Sociais (SIC), divulgados em dezembro pelo IBGE, mostram que o índice de jovens entre 18 e 24 anos que não estudam nem trabalham caiu no estado, saindo de 164 mil, em 2022, para 155 mil, em 2023. O que representa uma redução de 33,6% para 30,4%. Com isso, Sergipe registra o menor índice de desocupação de jovens na região Nordeste, que ficou em 36,4%.

    Mais que números, esses resultados são refletidos nas histórias dos sergipanos, como é o caso da atendente Michele Custódio. Aos 33 anos, ela conseguiu seu primeiro emprego após a chegada de uma rede atacadista no estado. “Vim do interior, saí lá do sertão, e agora, enfim, estou começando a vida de trabalho. Chegando o Natal e o ano novo ganho esse presente. Já passei por muita coisa na minha vida, e aqui é um recomeço da trajetória. Eu agradeço muito ao Governo do Estado por essa oportunidade, e por outras empresas que estão sendo trazidas para Sergipe”, comemora.

    Quem também conseguiu sair do desemprego a partir da atração de empresas para o estado foi o jovem Gustavo Lima, 24. “É uma emoção enorme. Agradeço muito pela oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente. E o apoio que o governo está dando é fundamental. Com dedicação e correndo atrás, junto às chances que as empresas e o Governo do Estado estão dando, o emprego aparece. Eu estava desempregado, e agora tenho CLT”, ressaltou.

    Outra medida que tem contribuído para a esses bons resultados é a política de empregabilidade adotada pelo Governo do Estado, com os programas Primeiro Emprego (PPE) e Qualifica Sergipe. O jovem Gabriel Lima, 19, iniciou sua jornada no mercado de trabalho logo após finalizar o ensino médio, com a ajuda do PPE. “Comecei a fazer o curso à tarde, mas eu ainda continuava trabalhando. Depois, fui chamado para o GBarbosa do Bugio, e fui um dos escolhidos antes mesmo de o curso acabar. Com muito esforço, coloquei em prática tudo que aprendi. O Primeiro Emprego fez a diferença por mostrar que aquilo era real, dando assim o primeiro trabalho formal para jovens que estão precisando”, contou.


  • INFORME PUBLICITÁRIO

    Evento impulsiona geração de renda para artesãos, comerciantes formais e ambulantes, assim como movimenta os setores ligados ao turismo

    A segunda edição da Vila do Natal Iluminado, realizada pelo Governo do Estado, atrai milhares de turistas e sergipanos à Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, e se consolida como uma iniciativa que impulsiona a economia e geração de renda para vendedores e empreendedores locais. Aberto no último dia 13, o evento segue até o dia 5 de janeiro, com uma programação cultural, religiosa e de lazer diversificada.

    Neste ano, a vila está ainda mais atrativa e, além das já conhecidas roda-gigante, pista de patinação no gelo, árvore de Natal de 20 metros, casa do Papai Noel, igreja, apresentações artísticas e personagens temáticos, uma das novidades são as paradas natalinas. Assim como em todos os eventos realizados pelo Governo do Estado, a Vila do Natal conta, também, com praça de alimentação, espaços dedicados à economia solidária e ao artesanato.

    A vendedora de pipoca Valbia Rodrigues ressalta a expectativa dos comerciantes para 2024. “Este é o segundo ano que eu estou participando da Vila do Natal Iluminado. Ano passado, as vendas foram excelentes, nota 10. Este ano, minha expectativa é que seja melhor, porque o evento foi ampliado, tem montanha-russa, Arena Gamer, está excelente. O governo está de parabéns por dar espaço para a gente, que é vendedor autônomo, vir vender, e cada vez mais a nossa renda vai aumentando”, colocou.

    Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o Governo do Estado também assegura a participação dos artesãos sergipanos na Vila do Natal Iluminado. Uma das contempladas é a artesã Claudjane Pereira, que trabalha com a confecção de bonecas de pano e não poupou elogios às políticas de incentivo a essa atividade econômica desenvolvidas pela atual gestão.

    “É a minha segunda Vila do Natal Iluminado. Ano passado foi muito boa a divulgação, tivemos muito público, ótimas vendas. A expectativa é que este ano seja melhor que o ano passado. Além de gerar renda, essa iniciativa do governo dá oportunidade para que o artesão tenha uma noção de comércio, pois às vezes a gente sabe fazer artesanato, mas não tem esse espaço, e aqui a gente tanto vende como também aprende”, pontuou Claudjane.

    Turismo

    Outro setor da economia fomentado por meio dos grandes eventos realizados pelo Governo de Sergipe é o do turismo. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, destaca que a segunda edição da Vila do Natal Iluminado é um diferencial neste período de fim de ano. “Para a rede hoteleira, representa uma oportunidade significativa. Com o aumento do fluxo turístico durante as festividades, esperamos não apenas um crescimento na taxa de ocupação, mas, também, um fortalecimento da imagem de Sergipe como um destino atrativo durante todo o ano”, observou.

    O segmento alimentício também tem expectativas positivas quanto à segunda edição do evento. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, explica que a Vila do Natal Iluminado deve atrair muita gente para a Orla da Atalaia, beneficiando bares e restaurantes da região. “É um ambiente maravilhoso para toda a cidade, todo cidadão, todo aracajuano, e que, com certeza, encanta também o turista. É um atrativo a mais para que eles possam desfrutar da nossa cidade e frequentar também os bares e restaurantes dentro e fora da praça. O Governo de Sergipe está de parabéns por fazer um Natal em grande estilo, de altíssima qualidade”, elogiou.

    Novidades

    Nesta edição, a pista de patinação foi ampliada e tem 300 m², o dobro de tamanho da do ano passado, além de ganhar arquibancadas, para que o público possa assistir às manobras dos patinadores. Além disso, o evento será acrescido de outras atrações inéditas, como montanha-russa, aquário de recreação, paradas natalinas, espaço multissensorial, teatro e arena gamer, esta última promovida pelo Banese. 

    Já a parada natalina, que sai do Mundo Maravilhoso da Criança e vai até a Praça de Eventos da Orla, onde fica a Vila do Natal, é composta por diversas atrações artísticas, das tradicionais às mais novas, que vão de anjos e bailarinas a componentes de circo passeando pela avenida. Ao final, a grande atração: um carro com o Papai Noel, que, ao lado da Mamãe Noel, enche de sorrisos aracajuanos e turistas. O primeiro desfile foi realizado no domingo, 15. A parada natalina está prevista para acontecer também nos dias 22 e 25 de dezembro, sempre às 19h e no mesmo percurso.

    Vila do Natal Iluminado

    A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio do Banese, Energisa, Netiz e Deso.