

De jornais a redes sociais, monitoramos tudo o que importa para você, transformando dados em insights valiosos.

Diferenciais que fazem a diferença no seu dia a dia.
Monitoramos todos os meios de comunicação para garantir que você tenha acesso a todas as informações relevantes.
Nossa equipe qualificada assegura que cada dado coletado seja preciso e confiável, oferecendo insights de alta qualidade.
Estamos sempre à frente, utilizando as melhores tecnologias para atender às necessidades dinâmicas do mercado.
INFORME PUBLICITÁRIO


A cada 12 dias, uma obra da Educação foi concluída em Sergipe, enquanto uma escola era climatizada a cada seis dias, trazendo melhorias significativas à comunidade escolar. Nos últimos dois anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entregou 62 obras voltadas à Educação, reafirmando o compromisso com a modernização e ampliação das escolas estaduais.
Entre as realizações, destacam-se 23 unidades escolares completamente reformadas, ampliadas e modernizadas, além de 39 quadras e espaços poliesportivos, totalizando um investimento de R$ 137.362.258,93. Além das obras físicas, as escolas receberam novos materiais de laboratório, equipamentos esportivos e mobiliários, reforçando o compromisso com uma Educação que prepara os jovens para o futuro.
Um exemplo recente é o Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, localizado em Maruim, cuja reestruturação completa foi entregue no dia 13 de dezembro. Com um investimento de R$ 4.562.295,57, dos quais R$ 172.608,98 foram destinados à climatização, a escola agora conta com laboratórios de ciências e informática, novos equipamentos pedagógicos e de lazer, e uma quadra poliesportiva coberta e equipada. Essa iniciativa reflete o compromisso do governo em proporcionar condições ideais para o ensino e aprendizado.
Além das reformas, o programa ‘Sinta o Clima’ foi outro marco importante, climatizando 160 unidades de ensino em 2024. A meta é que, até dezembro de 2026, todas as 318 escolas estaduais estejam climatizadas, garantindo conforto térmico para estudantes e professores. Estudos indicam que um ambiente climatizado não apenas melhora a concentração, mas também promove um melhor desempenho acadêmico.
Melhorias reconhecidas
As melhorias já são percebidas por alunos e profissionais da Educação. Flávia Siqueira, aluna do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, destacou como os novos laboratórios tornaram as aulas mais dinâmicas. “Estudar em uma escola renovada faz toda a diferença. Temos a oportunidade de aprender na prática, e isso torna as aulas mais interessantes”, considerou.
Carlos Henrique, estudante do Centro de Excelência John Kennedy, também celebrou a reforma e climatização da escola. “O ambiente ficou mais acolhedor e motivador. A climatização das salas é fundamental nos dias mais quentes, e os materiais de laboratório ajudam muito no aprendizado prático”.
Para Vanessa Santos, merendeira do Colégio Estadual Professora Áurea Melo, em Aracaju, as melhorias impactaram positivamente o bem-estar de toda a comunidade escolar. “A chegada do ar-condicionado tornou o ambiente mais agradável. A modernização do colégio melhorou a rotina de todos nós”, destacou.





INFORME PUBLICITÁRIO
A cada 12 dias, uma obra da Educação foi concluída em Sergipe, enquanto uma escola era climatizada a cada seis dias, trazendo melhorias significativas à comunidade escolar. Nos últimos dois anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entregou 62 obras voltadas à Educação, reafirmando o compromisso com a modernização e ampliação das escolas estaduais.
Entre as realizações, destacam-se 23 unidades escolares completamente reformadas, ampliadas e modernizadas, além de 39 quadras e espaços poliesportivos, totalizando um investimento de R$ 137.362.258,93. Além das obras físicas, as escolas receberam novos materiais de laboratório, equipamentos esportivos e mobiliários, reforçando o compromisso com uma Educação que prepara os jovens para o futuro.
Um exemplo recente é o Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, localizado em Maruim, cuja reestruturação completa foi entregue no dia 13 de dezembro. Com um investimento de R$ 4.562.295,57, dos quais R$ 172.608,98 foram destinados à climatização, a escola agora conta com laboratórios de ciências e informática, novos equipamentos pedagógicos e de lazer, e uma quadra poliesportiva coberta e equipada. Essa iniciativa reflete o compromisso do governo em proporcionar condições ideais para o ensino e aprendizado.
Além das reformas, o programa ‘Sinta o Clima’ foi outro marco importante, climatizando 160 unidades de ensino em 2024. A meta é que, até dezembro de 2026, todas as 318 escolas estaduais estejam climatizadas, garantindo conforto térmico para estudantes e professores. Estudos indicam que um ambiente climatizado não apenas melhora a concentração, mas também promove um melhor desempenho acadêmico.
Melhorias reconhecidas
As melhorias já são percebidas por alunos e profissionais da Educação. Flávia Siqueira, aluna do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, destacou como os novos laboratórios tornaram as aulas mais dinâmicas. “Estudar em uma escola renovada faz toda a diferença. Temos a oportunidade de aprender na prática, e isso torna as aulas mais interessantes”, considerou.
INFORME PUBLICITÁRIO


O último mês de 2024 foi marcado pelo início de uma importante obra: o Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, que teve a ordem de serviço autorizada no dia 12 de dezembro. O maior investimento em infraestrutura urbana da capital sergipana desde a construção da Ponte Aracaju-Barra, inaugurada em 2006, vai promover o desenvolvimento socioeconômico em Sergipe, ao passo que contribui para a mobilidade urbana e para potencializar o turismo no estado.
Com um investimento inicial de R$ 318.268.670,35, o complexo viário faz parte do Programa Sergipano de Desenvolvimento Socioeconômico (Desenvolve Sergipe), e está sob coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi). A obra tem como empresa responsável a Constran Internacional Construções S/A, e previsão de conclusão para o início de 2027.
O Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves será formado por um viaduto com extensão aproximada de 180 metros, na interseção da Avenida Tancredo Neves com a Avenida Beira Mar, e uma ponte estaiada de 360 metros, interligando a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio. Também foram consideradas ciclovias e a contratação dos serviços complementares de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização. O projeto tem extensão total aproximada de 4,8 km.
Filipe Costa Pereira, 21, trabalha há 4 anos em uma loja de embalagens no bairro Coroa do Meio. Morador do bairro Jabotiana, o jovem destacou o quanto a obra foi aguardada, já que diariamente ele precisa fazer o percurso entre a Avenida Tancredo Neves e a região das praias da capital. “Como meu horário de trabalho é regular, sempre enfrento o horário de pico no trânsito da cidade e, com essa construção do complexo, vai facilitar bastante, já que hoje tem muito engarrafamento”, contou.
Para Filipe, o investimento na mobilidade urbana trará benefícios para toda a capital. “Vai ser muito bom não só aqui, para região da Coroa do Meio e Atalaia, mas para Aracaju em geral. Vejo muitos clientes reclamando que, no horário de pico, aqui próximo ao shopping Riomar é bastante congestionado. Agora, esse complexo vem para melhorar”, afirmou.
Economia e empregos
Além das melhorias para a mobilidade, o investimento do Governo do Estado no Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves contribui para impulsionar o turismo em Sergipe, já que as praias e orla de Aracaju estão entre os principais atrativos turísticos do estado e concentram a maioria dos restaurantes e hospedagens da capital.
Segundo o empresário do setor hoteleiro, José Wilson dos Santos, o turismo é sustentado por vários pilares, como eventos e infraestrutura, áreas que têm recebido a devida atenção do Estado para o crescimento de Sergipe. “Vejo esse investimento do Governo do Estado como um pilar muito importante para a infraestrutura do turismo de Sergipe. O governo chegou na hora certa, em que o nosso trânsito já está se tornando caótico e a mobilidade urbana em Aracaju já passa a ser um problema. Vislumbramos que, antes dos dois próximos anos, nós já teremos essa ponte, que vai facilitar bastante o fluxo e embelezar a cidade, já que pelo que vi, será também um projeto de encantamento aos olhos do turista”, declarou Wilson ao ressaltar ainda a beleza do projeto da ponte.
O volume de investimentos da obra impactará ainda na geração de empregos para Sergipe. A previsão é que 400 empregos diretos e cerca de mil indiretos sejam gerados durante a execução dos serviços. “A mão de obra daqui está sendo bem aproveitada, vai gerar muito emprego para quem está precisando. A empresa que eu trabalho está contratando muita gente exclusivamente para essa obra. Vai ter mão de obra qualificada para vários tipos de profissões”, pontuou o topógrafo Joelson Pereira, que é morador de Rosário do Catete.
INFORME PUBLICITÁRIO

Nos últimos dois anos, Sergipe tem experimentado um cenário econômico positivo impulsionado por uma série de medidas como ajustes fiscais, atração de novos negócios e investimentos na qualificação profissional, iniciativas que têm sido decisivas para que trabalhadores sergipanos ocupem as novas vagas de emprego geradas no estado.
O impacto dessas ações também é refletido nos números. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam um crescimento de 26,8% no saldo de empregos entre janeiro e outubro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em outubro, Sergipe alcançou o maior estoque de empregos formais de sua história, com 342.990 trabalhadores ativos.
Além disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a taxa de desemprego no estado caiu para 8,4% no terceiro trimestre de 2024, o menor índice já registrado em Sergipe. Esse desempenho positivo consolida o estado como um polo de oportunidades e crescimento econômico na região.
Um ponto fundamental para os bons números de geração de emprego obtidos por Sergipe é a chegada de novos empreendimentos ao estado, a exemplo da rede atacadista Atakarejo, que deve gerar cerca de seis mil empregos diretos e 12 mil indiretos no estado; a fábrica de cimentos Mizu, com previsão de criação de aproximadamente 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos; o Grupo H. Egídio/Equilex, com expectativa de geração de 300 empregos diretos e 500 indiretos; dentre outros.
Além de números
Os números mais recentes da Síntese de Indicadores Sociais (SIC), divulgados em dezembro pelo IBGE, mostram que o índice de jovens entre 18 e 24 anos que não estudam nem trabalham caiu no estado, saindo de 164 mil, em 2022, para 155 mil, em 2023. O que representa uma redução de 33,6% para 30,4%. Com isso, Sergipe registra o menor índice de desocupação de jovens na região Nordeste, que ficou em 36,4%.

Mais que números, esses resultados são refletidos nas histórias dos sergipanos, como é o caso da atendente Michele Custódio. Aos 33 anos, ela conseguiu seu primeiro emprego após a chegada de uma rede atacadista no estado. “Vim do interior, saí lá do sertão, e agora, enfim, estou começando a vida de trabalho. Chegando o Natal e o ano novo ganho esse presente. Já passei por muita coisa na minha vida, e aqui é um recomeço da trajetória. Eu agradeço muito ao Governo do Estado por essa oportunidade, e por outras empresas que estão sendo trazidas para Sergipe”, comemora.

Quem também conseguiu sair do desemprego a partir da atração de empresas para o estado foi o jovem Gustavo Lima, 24. “É uma emoção enorme. Agradeço muito pela oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente. E o apoio que o governo está dando é fundamental. Com dedicação e correndo atrás, junto às chances que as empresas e o Governo do Estado estão dando, o emprego aparece. Eu estava desempregado, e agora tenho CLT”, ressaltou.

Outra medida que tem contribuído para a esses bons resultados é a política de empregabilidade adotada pelo Governo do Estado, com os programas Primeiro Emprego (PPE) e Qualifica Sergipe. O jovem Gabriel Lima, 19, iniciou sua jornada no mercado de trabalho logo após finalizar o ensino médio, com a ajuda do PPE. “Comecei a fazer o curso à tarde, mas eu ainda continuava trabalhando. Depois, fui chamado para o GBarbosa do Bugio, e fui um dos escolhidos antes mesmo de o curso acabar. Com muito esforço, coloquei em prática tudo que aprendi. O Primeiro Emprego fez a diferença por mostrar que aquilo era real, dando assim o primeiro trabalho formal para jovens que estão precisando”, contou.
INFORME PUBLICITÁRIO
Evento impulsiona geração de renda para artesãos, comerciantes formais e ambulantes, assim como movimenta os setores ligados ao turismo

A segunda edição da Vila do Natal Iluminado, realizada pelo Governo do Estado, atrai milhares de turistas e sergipanos à Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, e se consolida como uma iniciativa que impulsiona a economia e geração de renda para vendedores e empreendedores locais. Aberto no último dia 13, o evento segue até o dia 5 de janeiro, com uma programação cultural, religiosa e de lazer diversificada.
Neste ano, a vila está ainda mais atrativa e, além das já conhecidas roda-gigante, pista de patinação no gelo, árvore de Natal de 20 metros, casa do Papai Noel, igreja, apresentações artísticas e personagens temáticos, uma das novidades são as paradas natalinas. Assim como em todos os eventos realizados pelo Governo do Estado, a Vila do Natal conta, também, com praça de alimentação, espaços dedicados à economia solidária e ao artesanato.

A vendedora de pipoca Valbia Rodrigues ressalta a expectativa dos comerciantes para 2024. “Este é o segundo ano que eu estou participando da Vila do Natal Iluminado. Ano passado, as vendas foram excelentes, nota 10. Este ano, minha expectativa é que seja melhor, porque o evento foi ampliado, tem montanha-russa, Arena Gamer, está excelente. O governo está de parabéns por dar espaço para a gente, que é vendedor autônomo, vir vender, e cada vez mais a nossa renda vai aumentando”, colocou.

Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o Governo do Estado também assegura a participação dos artesãos sergipanos na Vila do Natal Iluminado. Uma das contempladas é a artesã Claudjane Pereira, que trabalha com a confecção de bonecas de pano e não poupou elogios às políticas de incentivo a essa atividade econômica desenvolvidas pela atual gestão.
“É a minha segunda Vila do Natal Iluminado. Ano passado foi muito boa a divulgação, tivemos muito público, ótimas vendas. A expectativa é que este ano seja melhor que o ano passado. Além de gerar renda, essa iniciativa do governo dá oportunidade para que o artesão tenha uma noção de comércio, pois às vezes a gente sabe fazer artesanato, mas não tem esse espaço, e aqui a gente tanto vende como também aprende”, pontuou Claudjane.
Turismo
Outro setor da economia fomentado por meio dos grandes eventos realizados pelo Governo de Sergipe é o do turismo. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, destaca que a segunda edição da Vila do Natal Iluminado é um diferencial neste período de fim de ano. “Para a rede hoteleira, representa uma oportunidade significativa. Com o aumento do fluxo turístico durante as festividades, esperamos não apenas um crescimento na taxa de ocupação, mas, também, um fortalecimento da imagem de Sergipe como um destino atrativo durante todo o ano”, observou.
O segmento alimentício também tem expectativas positivas quanto à segunda edição do evento. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, explica que a Vila do Natal Iluminado deve atrair muita gente para a Orla da Atalaia, beneficiando bares e restaurantes da região. “É um ambiente maravilhoso para toda a cidade, todo cidadão, todo aracajuano, e que, com certeza, encanta também o turista. É um atrativo a mais para que eles possam desfrutar da nossa cidade e frequentar também os bares e restaurantes dentro e fora da praça. O Governo de Sergipe está de parabéns por fazer um Natal em grande estilo, de altíssima qualidade”, elogiou.
Novidades
Nesta edição, a pista de patinação foi ampliada e tem 300 m², o dobro de tamanho da do ano passado, além de ganhar arquibancadas, para que o público possa assistir às manobras dos patinadores. Além disso, o evento será acrescido de outras atrações inéditas, como montanha-russa, aquário de recreação, paradas natalinas, espaço multissensorial, teatro e arena gamer, esta última promovida pelo Banese.

Já a parada natalina, que sai do Mundo Maravilhoso da Criança e vai até a Praça de Eventos da Orla, onde fica a Vila do Natal, é composta por diversas atrações artísticas, das tradicionais às mais novas, que vão de anjos e bailarinas a componentes de circo passeando pela avenida. Ao final, a grande atração: um carro com o Papai Noel, que, ao lado da Mamãe Noel, enche de sorrisos aracajuanos e turistas. O primeiro desfile foi realizado no domingo, 15. A parada natalina está prevista para acontecer também nos dias 22 e 25 de dezembro, sempre às 19h e no mesmo percurso.
Vila do Natal Iluminado
A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio do Banese, Energisa, Netiz e Deso.